imagem

Leia também esses textos!

12 de fevereiro de 2022

O Preço da Ganância

 Desde 2012 são registrados diversos casos de adulteração de alimentos começou com os escândalos do leite adulterado na operação Leite Compensado possuindo este água contaminada ( com coliformes fecais e sem o cloro enfim sem o  tratamento adequado) juntamente com adição de ureia e FORMOL produtos tóxicos sendo este último cancerígeno. Desde então nos anos seguintes  foram encontrados sal, amido de milho e SODA CÁUSTICA  no LEITE. Leite este que muitas vezes serviria de alimento não só para adultos, mas também para crianças inocentes provocando diversos riscos a saúde.  

 O objetivo disso tudo passar a lucrar de 7% a um aumento de 10% a mais com a venda e aumento do volume do leite. Por pura maldade e ganância diante do outro em um completo descaso com outras pessoas. Desde então diversas outras fraudes foram detectadas ao longo do tempo como picolés feito com água contaminada e com embalagens que passavam segurança ao consumidor que pensava adquirir um produto de qualidade. Mini bolinhos que muitas vezes vinham com desenhos infantis e chegavam a mão de crianças traziam medicamentos em seu interior capaz de por totalmente em risco a saúde de crianças e adultos que ingerissem. 

E o que falar dos agrotóxicos pesados e prejudiciais a saúde que são aplicados nas plantações de soja e de trigo produtos considerados básicos e que servem para a produção de praticamente quase todos os produtos industrializados indo do pão a bolacha, mas não é só isso muitas plantações frutíferas também são acometidas com tal mal com o uso de pesticidas e venenos para o  afastamento de insetos e pragas que atacam macieiras e laranjeiras. O problema é que por o uso de pesticidas pode provocar mutação dos genes das células, o que posteriormente desencadeia o câncer em várias partes do corpo.

O uso desses produtos implicam em risco a saúde de muitas pessoas tem como fim uma colheita em grande quantidade e com frutos e produtos bonitos aos olhos o que rende uma maior chance de venda e lucro pelo produtor. O objetivo disso tudo é colher o máximo para que nada se perca e ao mesmo tempo ter uma boa aparência ao consumidor que muitas vezes pensa estar adquirindo um produto de qualidade .

No entanto a descrença do consumidor e a falta de empatia do produtor que busca lucrar sempre mais muitas vezes expõe a risco a saúde sua e dos demais. Quando me refiro a descrença do consumidor. digo a comentários do tipo '' imagina se está no mercado é apropriado para o consumo, pois a fiscalização jamais deixaria passar se não fosse" a consequência dessa ingenuidade 100 milhões de litros de leite adulterados sendo retirados do mercado após a falta de fiscalização ou fiscalização inadequada, mas isso não é nada as consequências disso são pessoas doentes e contaminadas, operações de órgãos do corpo prejudicados e aparecimento de câncer,  e doenças como a depressão e diversas outras que podem derivar de uma má alimentação que muitas vezes não depende somente do consumidor, mas da consciência dos produtores que colocam a ganância e a maldade como norteadores de seus negócios. 

Então o que poderemos fazer para mudar isso? Porque se não morrermos de fome iremos morrer amanhã ou depois de amanhã com um câncer ou acometidos por outra doença devido a alimentação industrializada e capitalista que visa o lucro até acima da saúde do indivíduo. Não sabemos até onde vai a maldade e a ganância daqueles possuem o dinheiro para a produção dos alimentos por isso é importante cada vez mais se caminhar para um desenvolvimento mais sustentável, isto é, que vise produzir buscando não somente o lucro, mas o cuidado com saúde do indivíduo e do planeta. 

Além disso o implemento de biofertilizantes, produtos mais orgânicos, uma melhor fiscalização ética dos produtores e dos fiscalizadores, rótulos que impliquem dizer ao consumidor leigo de forma simples ( muitas vezes sem muito conhecimento no assunto) os riscos da substância ou conservantes ali dispostos no produto e não apenas o nome da substância, mas o fim disso tudo mesmo só quando se deixar de dar a vez a ganância e maldade para dar espaço ao cuidado reciproco uns com os outros, mas como é praticamente impossível hoje em dia  não ingerir algo que implique risco a saúde, isto é, alguma substância do tipo como por exemplo contendo agrotóxico ou transgênico (que é aquele triangulo contendo um  T que vem desenhado nos produtos) só podemos garantir o dia de hoje com amor porque vamos perecer, adoecer e com toda certeza morrer

"Nos temos recursos suficientes para satisfazer todas as necessidades humanas, mas não temos recursos suficientes para satisfazer a ganância humana" ( BAUMAN)



Nenhum comentário:

Postar um comentário