imagem

Leia também esses textos!

19 de janeiro de 2023

7 pecados capitais e a importância aperfeiçoamento do equilíbrio e do autocontrole pessoal

 


Lista com os 7 pecados capitais e mais dois fatores que considero importante de serem lembrados para o aperfeiçoamento do equilíbrio e do autocontrole pessoal do corpo e da mente.

1- Soberba - 
Considerado orgulho excessivo, é a tendência de se considerar superior ás outras pessoas, que pensa e age com como se estivesse acima de tudo e de todos. Seja por dotes intelectuais, físicos (corpo) ou materiais ( bens materiais,  classe social). Sendo o oposto a soberba a humildade.

2Avareza- Também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. Tendência a futilidade  e não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais. A avareza é oposto da generosidade

3- Inveja- É a tristeza pelo bem da outra pessoa. O invejoso é aquele que se sente mal pelas conquistas alheias, pelo outro ter ou ser o que é, sendo incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a vitória da outra pessoa representasse uma perda pessoal. O oposto da inveja é caridade, o desapego o altruísmo o desejo pelo bem alheio e a felicidade pelas conquistas alheias. 

4- Ira, raiva ou  fúria.  É uma manifestação intensa de indignação que pode levar a agressões verbais ou físicas

5- Luxúria- A luxúria, lascívia ou libertinagem, é o pecado associado aos desejos sociais. Trata-se  do abuso do sexo ou busca excessiva do prazer sexual. O oposto da luxúria é a pureza  (castidade do corpo).

6- Gula - A gula é o pecado associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada, para além das necessidades. Esse pecado tem a ver com a perda de controle do próprio corpo. O oposto a gula é a moderação.

Quase todos os pecados estão relacionados a falta de moderação. A gula por exemplo que é excesso de comida e de bebida podendo trazer tanto males físicos como espirituais, pois podem levar a outros pecados como a preguiça.


7-     Preguiça - É a falta de vontade ou interesse em atividades que exijam algum esforço. seja físico ou intelectual. Ela pode ser definida como a falta de ação, a ausência de ânimo para o trabalho e outras tarefas do dia a dia . O oposto  da preguiça é o esforço, a força de vontade, a ação.

Trata-se de recusa voluntária ao dever do trabalho ( da busca do pão de cada dia),  mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.


8- Vaidade -  Ato de se expor de se exibir excessivamenteostentação, para impressionar, é o auto marketing, síndrome do pavão, vanglória, subproduto da soberba, pois se encarrega de expor a soberba em uma espécie de vitrine , se caracterizando por ser mais ligado a contenção e não a crença na superioridade em si,. Oposto é a contenção, ato ou efeito de conter-se, privacidade, discrição, modéstia,simplicidade,naturalidade. Em alguns casos pode estar ligado a necessidade excessiva de aprovação alheia para ser aceito em algo ou se auto aceitar como parte em outros casos é mais voltado a simples ostentação mesmo.

9- Melancolia- A melancolia é o excesso de tristeza, que impede de ver,agir, e enxergar as possibilidades a sua volta ou as que podem ser criadas. Trata-se de uma tristeza derivada do abate pelas circunstâncias contraditórias ou não ideais ( expectativa vs realidade), bem como de um possível pessimismo exacerbado . Oposto a melancolia é a gratidão e o propósito

10- Paixão- Sentimento intenso e obsessivo por algo ou alguém, diferente da gula não está relacionado ao alimento ou a bebida, mas a um forte desejo que leva ao descontrole, levando ao apego aquilo que significa, excluindo e desequilibrando as demais áreas da vida que possuem alguma relevância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário