imagem

Leia também esses textos!

7 de outubro de 2021

O filme Ébrio de 1946 de Vicente Celestino

 


O Ébrio Filme Resumo

O filme conta a história de um homem que possuía uma família que era proprietária de terras e que seu pai foi a falência tentando ajudar os parentes perdendo tudo e acabando indo morar de favor.  Quando isso aconteceu ele estava cursando o último ano de medicina e teve que parar de estudar. Buscou ajuda na casa dos parentes para se abrigar, no entanto, estes fingirão ter ido viajar e não estarem em casa para não o receber e ter gastos com ele. Sem ter por onde ir e sem dinheiro longe de casa esse começa a vagar até que vai parar em uma igreja onde é recebido pelo padre que lá morava e que lhe cede abrigo em um quartinho e alimento. Percebendo que o padre tinha o recebido e que as verbas da igreja eram poucas ao ponto de o padre cobrir uma janela de vidro quebrada com papel decide ir procurar emprego, mas sem sucesso. No outro dia quando escutava rádio escuta que ocorrera um show de calouros e que irá pagar uma recompensa em dinheiro para o vencedor então ele decide tentar. Chegando lá ele vence o concurso com uma música que ele mesmo tinha feito e compra e troca o vidro para o padre . Como este ganha o concurso de calouros acaba ficando famoso e começa a ganhar dinheiro como cantor desta forma termina a faculdade de Medicina e acaba se casando com uma das enfermeiras. Como volta a ficar bem de vida os parentes voltam a procura-lo para se reconciliarem e vão ao seu casamento de penetra na igreja. Feliz na carreira, no amor e com dinheiro este passa a viver muito bem. No entanto um de seus primos José corteja, e fica tentando conquistar sua esposa (mulher de seu primo) desde que estes se casaram com o fim de arruinar a felicidade do primo secretamente. José bola um plano para conquistar o que quer usando um relógio de bolso que a esposa de Gilberto Silva tinha dado para ele e que ele disse que só daria a outra mulher que amasse mais do que sua esposa  com isso José consegue pegar o relógio escondido de seu primo Gilberto Silva e enquanto este viaja na tentativa de salvar seu pai que está doente José se aproveita da situação para dar o relógio a uma de suas amantes para que está minta dizendo que foi seu Gilberto Silva que lhe deu e que tinha dito que era solteiro quando sai com ela está aceita em troca de dinheiro e de uma proposta que José faz de irem juntos embora para bem longe. No entanto José já com um plano bem arquitetado e sabendo que Marieta tinha uma grande quantia de dinheiro no banco que seu marido havia lhe dado executa o plano. Marieta acreditando que foi traída pelo marido Gilberto decide fugir com o primo deste José que vivia declarando seu amor já abertamente a Marieta e prometendo não abandona-la os dois fogem, mas antes Marieta deixa uma carta e a aliança.

Quando Gilberto volta com o pai falecido e a mulher que fugiu o abandonando com o próprio primo dele decide largar tudo e sair caminhando sem rumo e após muito tempo presencia um atropelamento de um mendigo e decide trocar de identidade com ele forjando sua morte para que seja esquecido e tentar esquecer da vida. Seus parentes sabendo de sua morte se alegram com o testamento, mas no entanto Gilberto já havia sido alertado pela empregada Salomé da falsidade destes e altera seu testamento deixando sem nada de valor para seus parentes somente uma renda fixa para sua empregada e dinheiro ao padre que havia anteriormente o abrigado para que usasse para a caridade. Vagando pelas ruas este pede esmola para comprar bebidas com álcool para esquecer do passado e faz outro amigo também bêbado. No fim José foge com o dinheiro para a América do Norte sem Marieta e sem a outra amante que disse que ia levar junto e pagar se o ajuda-se a mentir. Muito tempo depois ambos os personagens se encontram em um bar e Marieta está na miséria sem nenhum dinheiro nem para comer seu marido Gilberto se tornou um ébrio, um bêbado e amante de José que havia mentido para ela pede perdão para ela ao encontra-la no bar. Dentro ainda do bar Marieta se encontra com Gilberto seu esposo por meio de um amigo de Gilberto que também estava bêbado e a questiona a perguntando o porque ela não acreditou no marido se ela diz que ele era um homem bom e de nobre coração após isso o leva ao seu marido e Marieta o implora por perdão por tê-lo abandonado ele diz que a perdoou a muito tempo, mas que não quer se reconciliar com ela.

Minha Opinião sobre o filme Ébrio de 1946 de Vicente Celestino

No geral eu gostei. É um bom filme antigo, muito bem produzido, é em preto e branco, tem senso de humor em algumas partes, bem longo, mas bem escrito. O filme faz uma critica aos falsos amigos e parentes e de certa forma a ganância também traz a respeito dos infortúnios e decepções que se pode encontrar na vida e de como isso pode levar alguém a perder-se pelo caminho com o desânimo.

Por fim é mais um dos filmes que eu coloco na minha esquisita lista para uma pessoa da minha idade gostar, risos, mas é interessante ver a produção cultural e a ideia que é tentada passar através do filme, o que me fez encarar com bastante curiosidade.  

O filme completo está disponível no youtube caso alguém se interesse em assistir.

OBSERVAÇÃO: não reparem nos erros de português se tiver algum o falta de parágrafos eu não estava me preocupando muito com isso, risos, só em contar a história mesmo, mas acredito que ficou entendível. E eu também tava com preguiça, risos é isso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário